$type=slider$show=home$snippet=hide$comment=hide$label=hide

$type=carousel$sn=0$cols=4$va=0$count=8$show=home

Dexter (8ª Temporada) | Desfecho Inapropriado pede Redenção


Domigo, 22 de Setembro, a série do mais famoso Serial Killer da televisão culminava em seu fim; e era inevitável. “Dexter” é o bem mais precioso para a Showtime; um personagem muito importante para o crescimento e a popularidade da empresa, assim como o Batman é para a Warner Brothers ou o Homem-Aranha é para a Sony. São exemplos de empresas que possuem muitos produtos, mais demoram a abrir mão de seus carros-chefes. E de maneira possessiva com seu herói das telas, a Showtime acabou exigindo que a série se estendesse por longos oito anos. Tanta expectativa em torno da última temporada de seu maior “produto” foi devidamente correspondida?
O primeiro episódio dessa temporada começa muito confiante. A ideia de começa-la seis meses depois dos eventos anteriores trás certa facilidade em continuar o projeto; sem ter que se preocupar muito com explicações sobre os ocorridos; a história simplesmente prossegue. É um baque muito grande ver a Debra completamente pirada, drogada, bêbada... Não era pra menos, depois de forçada a assassinar uma pessoa inocente por amar seu irmão (De qualquer maneira, Dexter a matou). Chega a ser deprimente ver uma personagem tão querida e tão instigante, ser destruída emocionalmente, perder sua personalidade... Enfim, mas isso trás um elogio inigualável à série: Debra se perde em sua consciência, por ter feito a coisa errada, e, com o tempo, que passa até rápido eu diria, os roteiristas conseguem pôr Debra no lugar de novo. Excelente!
Dra. Vogel em Final Eletrizante!
Dexter, inibido de sentimentos pela morte da LaGuerta, só gasta seu tempo de “Voice-overs” para se lamentar de sua irmã e, de certa forma, a querendo de volta – torcia todo instante para que ela voltasse a linha; a verdade é que “Dexter” não existe sem Debra... O primeiro episódio é bem satisfatório por seu ritmo devagar, que mais serve pra nos deixar a par da situação atual da série, como está o próprio Dexter, Debra e a Miami Homicídios. Então, os finais arrebatadores da série voltam a tona já em seu primeiro episódio... A personagem incluída nessa série, a Dra. Vogel é brilhante, sua atriz consegue transformá-la em alguém extremamente cativante, sem deixar de ser misteriosa e confiante de uma maneira inacreditável; de todos os personagens que entraram em toda a série sem serem os “assassinos-chefe”, Vogel talvez seja a melhor, pondo ao seu lado Joseph Quinn, Jamie, Lundy, Mike Anderson... Ela aparece no primeiro episódio parecendo uma simples personagem a se integrar na Miami Homicídios, mas nos segundos finais da “Season Open”, Dra. Vogel sobe indescritivelmente a carga da temporada.
É curioso ter Vogel como a verdadeira criadora do Dexter somente em sua oitava temporada. Isso não foi premeditado, foi? E se tiver sido, por que ela não apareceu antes, tendo notícias do “Bay Harbor Bucher”? Difícil descobrir... O que parecia ser uma personagem inimiga passa a andar ao lado de Dexter mostrando seu verdadeiro passado; em vídeos, Harrison volta e desconstrói sua figura que tínhamos (Dexter também); vemos alguém medroso com o monstro que estava criando, ao invés de se orgulhar dele.
As tramas que a temporada evidencia em seu começo passeiam da Dra. Vogel e seu segredo com Dexter à Debra pirada tentando se estabelecer em seus parâmetros. Aliás, Debra é tão importante para a série, que a Miami Homicídios, sem ela, perdeu todo o brilho e não trás mais nada tão cativante de se acompanhar; quem diria que sua personagem se fortificaria tanto assim com o decorrer do tempo?
Nessa temporada não faltam os “enrolations”, quase obrigatórios em todas elas. Nessa, a filha do Masuka é um poço sem noção... Em certo momento, até parece que há algo de interessante em seu aparecimento, mas afunda e é completamente esquecida quando não se vê mais necessária pra tapar os buracos da série... As enroladas de Quinn com Jamie e sua promoção a sargento são tramas que, quando não desconexas, mereciam ter uma melhor abordagem. Tanta expectativa foi feita em torno de quem seria o novo sargento da Miami Homicídios e acabou que ninguém foi nomeado, sequer se viu na ativa... O retorno da Deb à Homicídios talvez merecesse maior destaque, mas acabou forçada à acontecer de maneira vulgar para que a história pudesse evoluir e que o seu final chegasse coeso. O fato é que a homicídios e as caças de Dexter foram deixadas de lado (o que era o foco de suas temporadas anteriores) para entrelaçar a conciliação entre Dexter e Deb, Dra. Vogel e o passado do código, Quinn e Jammie, a evolução do amor exagerado entre Dex e Hanna, a aparição de um herdeiro de Dexter e seu final complicado. Pouco tempo sobrou a Zach, personagem que começou um tanto morno e sem personalidade e, aos poucos, se mostrou um elemento em potencial para concluir a série – personagem que foi claramente mal aproveitado e excluído do enredo futilmente... A trama que foi construída em torno do filho pródigo da Dra. Vogel até se mostra interessante; é uma bela descoberta. O que não se espera que ele seja o “assassino-chfe” da série, Oliver Saxon, talvez o mais “sem sal” de todos, até mesmo que Miguel Prado... Por mais que sua construção seja bem elaborada, ele tem pouco tempo de se apresentar e elimina Dra. Vogel precocemente do enredo... Sua ênfase fica perto do fim da temporada, em seus três últimos episódios...
O penúltimo episódio culmina a série a um final feliz... Quando Dexter dá adeus ao seu pai e o mesmo diz: “Acho que você não precisa mais de mim...” é uma facada nos seguidores da série. Debra e LaGuerta “fora” da Homicídios à transforma num núcleo completamente esquecido, assim como Hanna destrói o raciocínio psicopata de Dexter e o humaniza, fazendo-o desejar uma vida normal, fazendo-o esquecer sua necessidade de matar... Tanta coisa que definia Dexter até sua sétima temporada se esvai positivamente e quando a última conexão que tínhamos, Harrison, seu pai, se despede, finalmente cai a ficha que “Dexter” deseja ir embora, não só de Miami, assim como da televisão... Satisfatoriamente, o penúltimo episódio acaba e começa a crescer um sentimento de nervosismo em torno de passar para o próximo...
O último episódio de Dexter começa e caminha sem se parecer um desfecho. Existe a tensão da Debra baleada e Dexter deixando Miami... Até ai, só isso. É, inclusive, bastante satisfatória a conversa que Dexter tem com Debra, enquanto na maca; ambos lembram-se do nascimento de Harrison; elemento utilizado para nos conectar a aproximação dos dois personagens mais importantes de toda a série. A produtora-chefe foi perguntada se eles imaginaram outra cena para passar nesses flashbacks, e ela disse que jamais cogitaram. A ideia era relembrar um momento que transformou a vida de Dexter, que o fez um novo homem: a responsabilidade de ter um filho, tendo conhecimento de quem ele é. E a ideia funciona; a cena é bastante emotiva e concluída com êxito. Preocupado com a segurança da irmã, Dexter prefere que Hanna leve Harrison enquanto ele cuida de Saxon, ameaça de Debra. Sem alarde, Saxon é facilmente rendido no hospital e já temos notícia que Debra não respira mais...

A morte de Debra é um fato que divide opiniões, mais até que o final do personagem Dexter. Em minha opinião, sua morte não foi necessária, mas foi muito bem-vinda à trama. O peso dramático que foi envolvido diante da morte de Debra é surpreendente; verdadeiramente emocionante, por mais que Dexter nem deixe os olhos vermelhos. Na terceira temporada, Camila, a arquivista da Homicídios, estava em estado terminal, ligada a aparelhos devido a um câncer de pulmão. Confira um diálogo entre Dexter e Debra sobre isso:

(Dexter) – Ela está sentindo muita dor
(Debra) – Então espero que ela vá em breve
(Dexter) - Não é Provável...
(Debra) - Pode me dar um tiro se eu ficar assim.
(Dexter) - Sério?
(Debra) - Claro que sim. Eu faria o mesmo por você. Desligar o aparelho, afogar o travesseiro, o que for... Nunca deixaria você sofrer
(Dexter) - Você não deixaria, não é?

Ou seja, Dexter desligar os aparelhos de Debra é um ato inquestionável e que requer que o espectador se recorde das temporadas passadas; soberbo! E ainda vejo algo de místico em torno da cena que Dexter a joga no mar; não consigo enxergar que ele tenha a igualado aos pedaços de corpos maus que jogou durante toda a série... Não consigo definir muito bem, mas sinto, por parte do Dexter, respeito, confiança, vontade de termina do seu jeito... É complicado, mas me sinto arrepiado nessa ideia, ao invés de odiá-la.
Agora, o “Grand Finale” deixou muitas coisas a desejar... Grande ideia a do Dexter em se manter vivo, enquanto seu filho está com uma fugitiva da polícia e sua irmã está no fundo do mar... Não é nada difícil que Hanna seja pega, ainda mais com uma recompensa de 250 mil para captura-la. (E quando Eway fosse liberado?) E ai, o que seria de Harrison? Não há mais ninguém da família que pudesse cuidá-lo; seria o fim do garoto, que cresceria num orfanato ou até mesmo com Jammie... Foi injusto Dexter ter essa conclusão.
Há outro elemento místico em torno do desfecho que tinha tudo para ser excelente. Depois de jogar Debra no mar, Dexter se lança contra a tempestade e desaparece. Na cena seguinte, o rádio anuncia: “O tornado Laura...”. Laura Mooser, mãe de Dexter, onde tudo começou, onde tudo termina. Na tempestade, Dexter deixa a sua vida e a recomeça vazio, sem nenhum tipo de pretensão ou de ambição; um verdadeiro castigo. Mas discordo profundamente do rumo final de Dexter e explanei minhas hipóteses em outro texto; confira aqui.

Por cima de tantos aspectos frustrantes, a oitava temporada de “Dexter” até me animou. A cena que Debra se joga num lago com Dexter é soberba! Assim como sua morte no final da temporada, que eleva as emoções em torno de tanta coisa morna que vinha acontecendo. “Dexter”, tendo um desfecho ruim ou aceitável, ainda assim tem seu espaço nas lembranças dos fascinados por séries e, certamente, será lembrado para sempre. “Dexter” talvez não tenha conseguido se concluir em paz com seus seguidores, mas alcançou seu lugar na história da televisão.



COMENTÁRIOS

GOOGLE

/fa-newspaper-o/ Últimas Críticas$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0$show=post

Nome

#40Mostra,1,#AmericanCrimeStory #StrangerThings #Atlanta #ThisIsUs #Westworld,1,#Artigo,31,#Cinema,96,#Critica,115,#Crítica,220,#Critica #Resenha,2,#CríticaCinema,4,#Curtas,5,#Entrevista,1,#estreias,5,#Evento,18,#GameOfThrones,2,#harrypotter,8,#HillaryMaciel,7,#Matéria,27,#Matérias,24,#Mostra,1,#MozartInTheJungle,1,#Notícia,118,#Notícias,41,#Piloto,16,#Piloto #Critica,1,#Podcast,11,#Reign #TheWhiteQueen #TheTudors #Victoria #TheCrown,1,#Resenha,93,#Resenhas,81,#Rush,1,#Scorsese,1,#série #Temporada,4,#Séries,12,#StarTrek,19,#Taxi Driver,1,#Temporada,3,#Temporadas,1,#TheBigBangTheory,1,#YoungSheldon,1,10 Anos Depois,3,13ReasonsWhy,1,1950,1,1968,1,1991,1,2001,1,2004,1,2006,1,2008,1,2009,2,2011,1,2012,1,2013,5,2014,3,2015,15,2016,14,2017,9,40MostraSP,1,A Cura,1,A Esperança,1,A Viagem de Chihiro,1,Abderrahmane Sissako,1,Ação,22,Alain Guiraudie,1,Alan Rickman,2,Alec Baldwin,1,Alejandro G. Iñárritu,3,Alfonso Cuarón,1,Alicia Vikander,1,Alien,1,Amazon,1,Amy Adams,3,Ana Karla Araujo,40,Ana Nathália,16,Ana Nathália Barroso,15,Andrew Garfield,1,Ang Lee,1,Animação,18,Animais Fantásticos,2,Anjos da Noite,1,Anna Kendrick,1,Anna Muylaert,2,Anne Hathaway,3,Anthony Hopkins,1,Arthur Gadelha,117,Arthur S. Gadelha,198,Artigo,8,ArtigoCinema,19,ArtigoGames,1,ArtigoSerie,1,ArtigoSérie,2,Asa Butterfield,1,Assassin's Creed,1,Asterix,1,Ava DuVernay,1,Aventura,21,Barry Jenkins,1,BatesMotel,1,Batman,2,Beasts of No Nation,1,Becky G,1,Beijei Uma Garota,1,Ben Aflleck,1,benedict cumberbatc,1,Bennett Miller,1,Berlim,1,Bill Murray,1,Blade Runner,2,Bollywood,1,Bong Joon-Ho,1,Brad Bird,1,Brad Pitt,1,Brasil,6,Brie Larson,1,Bronson,1,Bryan Cranston,2,Bryan Singer,2,Caio Ary,3,Cálice de Fogo,1,Camareira,1,Camilo Cavalcante,1,Canadá,1,Cangaço,1,cannes,2,Cannes 2016,2,Cannes 2017,10,Carla Marinho,27,Cate Blanchett,2,CCXP,1,Charlie Kaufman,1,Charlize Theron,1,Chico Buarque,1,Chihiro,1,Chris Colfer,1,Chris Evans,1,Chris Hemsworth,3,Chris pratt,2,Christopher Nolan,6,Cinderela,1,Cinderella,1,Cine Ceará,3,CineCeara2016,3,Cinema,265,Cinema 2003,1,Cinema 2007,1,Cinema 2015,6,Cinema 2016,49,Cinema 2017,43,CINEMA ATUAL,4,Cinema Brasileiro,26,Cinema Cearense,2,cinema clássico,1,Cinema Espanha,1,Cinema Francês,3,Cinema Italiano,2,Cinema Nacional,3,Cinema Novo,1,Cinema Português,1,Cinema2016,3,claradecastro,4,Clássico,1,Clint Eastwood,1,Cobertura,1,Colin Firth,1,comedia,6,Comédia,4,Comédia Dramática,2,comédia romântica,2,Convidado,1,Coringa,1,critica,23,Crítica,20,CriticaCinema,311,CríticaCinema,32,CriticaLivros,4,CríticaLivros,2,CriticaQuadrinhos,1,CriticaSerie,29,CríticaSéries,1,Curtas,3,Dakota Johnson,1,Damien Chazelle,2,Daniel Brühl,1,Daniel Craig,1,Daniel Espinosa,1,Daniel Radcliffe,3,Danny Boyle,1,Darren Aronofsky,2,David Nogueira,5,David S. Goyer,1,DC,6,dc comics,3,Dean Israelite,1,Delano Amaral,2,Denis Villeneuve,2,Dennis Villenueve,3,Derek Cianfrance,1,Destaque,342,Diário,1,Diario de Bordo,2,Diego Silvestre,2,Dinamarca,1,Disney,11,Divertida Mente,1,Documentário,8,Dory,1,Doutor Estranho,1,Drama,47,Dreamworks,2,Dumbledore,1,Dwayne Johnson,1,Eddie Redmayne,1,Elizabeth Banks,1,em cartaz,20,Emilia Clarke,1,Emma Watson,1,EmmyAwards,1,Encontro de Blogueiros,2,Entrevista,2,Épico,1,ESPECIAIS,1,Especial de Natal,1,Especial Star Wars,4,Espionagem,1,Esquadrão Suicida,2,Estrangeiro,1,Eva Green,1,Evento,3,EventoCinema,18,Eventos,1,ewan McGregor,2,Fabio Assunção,1,Fallen,1,Fantasia,1,Faroeste,1,featured,195,Fede Alvarez,1,Festival,6,Festival de Cinema,2,Festival de Gramado,1,Festival do Rio 2015,1,Festival SP,1,Festival Varilux 2016,3,Ficção Científica,22,Filme,2,França,5,Francês,2,Francis Ford Coppola,1,Francis Lawrence,1,Full House,1,FullerHouse,1,Gabriel Amora,147,Gabriela Queiroz,8,GaelGarciaBernal,1,Games,3,George A. Romero,1,george clooney,1,George Miller,1,George R.R. Martin,1,Gerard Damiano,18,Ghibli,2,Girlboss,1,Glauber Rocha,1,Glee,1,Globo de Ouro,1,Globo de Ouro 2013,1,Globo de Ouro 2014,1,Globo de Ouro 2016,3,Gore Verbinsk,2,Guilherme Fontes,1,Guillermo Del Toro,2,Gus Van Sant,1,Gustavo Nery,42,Halder Gomes,1,Hans Zimmer,1,Harrison Ford,1,Harry Potter,6,Hayao Miyazaki,1,Helena Bonham Carter,2,Hillary Maciel,32,Hitch,1,Homem aranha,2,horror,3,Hugh Jackman,6,Hugo Weaving,1,Hunger Games,1,Ian SBF,1,Illumination,2,Ingrid Guimarães,1,Inside Out,1,Interestelar,1,Ira Sachs,1,Isabella Dantas,1,J.J Abrams,2,J.K. Rowling,2,Jacob Tremblay,1,Jake Gyllenhall,1,James Bobin,1,james cameron,1,James Foley,1,James Franco,2,James Gray,2,James Gunn,3,James McAvoy,1,james wan,2,Jamie Dornan,1,Jamie McGuire,1,Janelle Monáe,1,Japão,2,Jared Leto,2,Jennifer Lawrence,3,Jeremy Renner,1,Jessica Chastain,1,João Miguel,1,joaquin phoenix,3,Joeph Fiennes,1,Jogos Vorazes,1,John Musker,1,Johnny Depp,2,JojoMoyes,2,Jon Favreau,1,José Aldo,1,Joseph Gordon-Levitt,1,Josh Gad,1,Josh Hutcherson,1,JudeLaw,1,Julianne Moore,1,Justin Timberlake,1,juvenil,1,Kamilla Medeiros,1,Karla Holanda,1,Kate Winslet,1,Ken Loach,1,kevinalencar,9,Kingsman,2,Kiyoshi Kurosawa,1,Klebér Mendonça Filho,1,Kornél Mundruczó,1,Kristen Wiig,1,Lady Gaga,1,Lampião,1,Lançamento,1,Lea Michele,1,Léa Seydoux,1,Lenny Abrahamson,1,Leonard Nimoy,11,Leonardo Dicaprio,1,Letícia Belo,22,Letícia Costa,1,Leyla Bouzid,1,Liam Hemsworth,1,lista,2,Livros,90,Livros Destaque,11,Livros Literatura,34,Livrosk Destaque,9,Locados,4,Luc Besson,1,lucas jansen,7,Lucas Veiga,8,Lúcida,1,Lucy Latorre,1,Luz Entre Oceanos,1,Lynne Ramsay,1,M. Night Shyamalan,2,Mahershala Ali,1,Marcelo Caetano,1,Marcelo Gomes,1,Marcelo Mesquita,1,Margot Robbie,1,Marion Cotillard,3,Mark Rylance,1,mark wahlberg,2,Martin Scorsese,2,marvel,18,MateriaCinema,10,MatériaCinema,5,MateriaFilmes,1,MateriaLivros,12,MatériaQuadrinhos,1,Matérias,4,MatériaSérie,4,MateriaSeries,6,Matthew McConaughey,2,Matthew Vaughn,2,Mauricio de souza,1,Meu Malvado Favorito,1,Mia Wasikowska,1,michael bay,2,Michael Fassbender,5,michael giacchino,3,Michael Haneke,1,Michael Keaton,3,MidSeason,1,Mike Cahill,1,Minions,1,Minisseries,4,Miyazaki,1,Moana,1,Mogli,1,Moonlight,1,Nancy Meyers,1,Naomie Harris,1,Narcos,1,Natália Coelho,93,Nemo,1,Netflix,35,Noémie Saglio,1,NoticiaCinema,83,NotíciaCinema,11,NotíciaGames,1,NoticiaLivros,25,NotíciaLivros,14,NoticiaSerie,10,NoticiaSeries,4,O Povo,2,O Povo Online,1,Obelix,1,OITNB,1,Orange is the New Black,1,Ordem da Fênix,1,ORegresso,1,Os Últimos Cangaceiros,1,oscar,1,Oscar 2013,1,Oscar 2014,1,oscar 2015,10,Oscar 2016,16,Oscar 2017,10,Oscar2016,22,Pablo Larrain,1,Paratodos,1,Park Chan-Wook,1,Paul W.S. Anderson,1,Paulo Gustavo,1,Pedro Pascal,1,Perdido em Marte,1,Pernambuco,1,pesquisa,1,Pete Docter,1,Pete Travis,1,Peter Jackson,2,Peter Sohn,1,Petra Costa,1,Pets,1,Pica-Pau,1,Piloto,1,Pio Marmai,1,Pixar,3,planeta dos macacos,2,Podcast,2,Poderoso Chefão,1,Porta dos Fundos,1,Portugal,1,Pottermore,1,Power Rangers,1,Premiação,1,Prisioneiro de Azkaban,1,Procurando Dory,1,Quadrinhos,3,Quarto Ato,3,Quentin Tarantino,1,Rachel Weisz,1,Ralph Fiennes,1,Record,1,Reese Whiterspoon,1,Reis&Rainhas,1,Relíquias da Morte,1,renato aragão,1,Repensando,9,ResenhaFilme,1,ResenhaSerie,43,ResenhasLivros,51,Richard Linklater,1,Ridley Scott,7,Rihanna,1,RioMar,1,road movie,1,Robert De Niro,1,Robert Downey Jr.,3,Robin Wright,1,Rodrigo Gadelha,1,Rogue One,1,Romance,4,Ron Clements,1,Ron Howard,1,Rooney Mara,1,Ruby Barnhill,1,Rupert Grint,1,Rush,1,Ryan Gosling,1,Ryan Murphy,1,Sabrina Rolim,1,Sacha Baron Cohen,1,Sam Claffin,1,Sam Mendes,1,Sam Raimi,2,Samuel Jackson,2,sandra bullock,1,São Paulo,1,Saoirse Ronan,1,Sarah Pulson,1,Scarlett Johansson,2,Selton Mello,2,Sense8,1,Serie,34,Série,2,Series,51,Séries,21,Sérvia,1,SessaoCurtas,2,ShondaRhimes,1,Silence,1,Silêncio,1,Spiderman,1,spike jonze,1,Stanley Tucci,1,Star Wars,3,Stefan Ruzowitzky,1,stephen king,3,Steve Carell,1,Steven Spielberg,2,Super-Herói,3,Superman,1,Suspense,9,Televisão,1,Terrence Malick,2,Terror,9,Thaila Ayala,1,Thea Sharrock,1,Thiago Mendonça,1,ThisIsUs,1,Tim Burton,6,Timothy Omundson,1,Todd Haynes,2,Tom Ford,1,Tom Hanks,1,Tom Hardy,3,Tom Holland,1,Tomorrowland,1,Transformers,2,Trolls,1,Tropa de Elite,1,TV,2,Um Senhor Estagiário,1,Universitário,1,Valerian,1,Varilux,3,Varilux 2017,4,Velozes e Furiosos,1,Vin Diesel,1,Vinicius Coimbra,1,vitoria salviano,5,Wagner Moura,1,Wally Pfister,1,Walt Disney,2,Warner,1,Wes Anderson,1,western,1,Wolney Oliveira,1,Woody Allen,2,Xavier Dolan,2,Zack Snyder,4,Zendaya,1,
ltr
item
Quarto Ato: Dexter (8ª Temporada) | Desfecho Inapropriado pede Redenção
Dexter (8ª Temporada) | Desfecho Inapropriado pede Redenção
http://oyster.ignimgs.com/wordpress/stg.ign.com/2013/09/dexter_062913_1600.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-jl-D2PzAThU/Ulh1_UQmAEI/AAAAAAAAEYo/dq38ObC38mI/s72-c/Captura+de+Tela+(48).png
Quarto Ato
http://www.quartoato.com/2013/10/critica-dexter-8-temporada-por-arthur.html
http://www.quartoato.com/
http://www.quartoato.com/
http://www.quartoato.com/2013/10/critica-dexter-8-temporada-por-arthur.html
true
1766168042906640467
UTF-8
Carregando Todos Textos Não encontramos publicações VEJA MAIS LEIA MAIS Responda Cancelar Resposta Delete por Início Páginas Publicações Veja tudo RECOMENDADOR PARA VOCÊ Pesquisa ARQUIVO PESQUISE NO QUARTO ATO Todas as Publicações Não encontramos publicações :( Voltar para o Início Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora há pouco 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 meses atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy