$type=slider$show=home$snippet=hide$comment=hide$label=hide

$type=carousel$sn=0$cols=4$va=0$count=8$show=home

O Heroísmo Fast-Food de Steven Spielberg

Resultado de imagem para the post meryl
Nos minutos iniciais de The Post: A Guerra Secreta fiquei aguardando um dinossauro irromper o silêncio da floresta molhada que é desbravada por soldados americanos. Há urgência, uma inspirada fotografia vinda de Jurassic Park e personagens de aparência importante - muita coisa compõe um prólogo que é logo esquecido porque sua única função é tentar trazer um background de realidade. Mas para Steven Spielberg, a realidade não basta. Essa lembrança cômica é a prévia do que engrandece e desnorteia essa grande história, já que The Post é exatamente como Spielberg faria um filme humilde se tornar um blockbuster de Oscar com Meryl Streep e Tom Hanks

Oscar 2018: O Heroísmo Fast-Food de Steven Spielberg

Concorrendo à duas estatuetas, "The Post" é piloto automático de Hollywood


Famoso por fantasias, Spielberg tem um interesse assumido de converter histórias à sua linguagem heroica. Essa decisão se comporta lindamente em diversas cenas de sua carreira, como quando a trilha de John Williams surge ao descobrirmos o parque dos dinossauros. A tensão sonora em Tubarão, por exemplo, torna a figura robótica amedrontadora. Mas é quando ele põe o pé no chão que essa magia cansa.

A começar por Meryl, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela 21ª vez, e claro que Steven precisou destacar sua presença reduzida pelo relato - afinal, parece impossível trazer uma atriz de peso para ser presente nos bastidores da ação. Em uma cena de contexto interessante, quando a personagem de Katharine traz uma recordação à filha, a trilha melancólica surge para nos lembrar que a cena é emocionante. É um paradoxo o incômodo por se sentir manipulado numa arte que é pura manipulação, mas duvidar da emoção nata de Meryl Streep é um sintoma de pressa que a obra tem de sobra.

Em A Dama de Ferro, Margareth Thatcher pergunta a filha onde está seu pai, e ela a recorda que está morto há alguns anos. Meryl olha em seus olhos e se emociona de modo muito parecido com a sequência de Spielberg, mas a emoção no silêncio é incomparável. No drama jornalístico, é preciso muita música e um travelling que não cansa de rodear do começo ao fim da projeção, tornando o cenário num palco móvel. De um lado, a calma de se fazer perceber a emoção; do outro, a urgência de potencializar um único momento porque ele precisa ser saltado. A sensação é de que Spielberg usa o impacto de Streep, assim como a Globo acha que o talento de Fernanda Montenegro é suficiente à edificação do conteúdo frouxo de O Outro Lado do Paraíso

Mas é claro que a narrativa acerta, em momentos chaves, o modo como tratar sua existência. Quando ao telefonema da decisão, a câmera que paira (e rodeia) de cima tem muito a dizer sobre o momento, e nem precisa resgatar outros elementos fílmicos: Meryl e a câmera bastam. O mesmo acontece quando Katharine bate com o pé sobre a publicação, numa ideia de aproximação entre personagens que também lembra a imposição de Thatcher diante os homens “intimidantes” do governo britânico. 

A emulação de Donald Trump sobre Nixon à meias vozes numa filmagem à distância é uma ideia que faz da narrativa de suspense, um elemento necessariamente forte num sentido contemporâneo. Mas é dessa mesma “atualidade” que o filme se atropela em entregar emoções fast-food numa história que precisa, à qualquer custo, aproveitar o momento. Trump cercando a imprensa, investigações de influência russa nas eleições americanas, além do debate mundial sobre o crescimento da intolerância: pautas que naturalmente se tornariam publicidade.

Nada mais propício ao seu desfecho que não se basta heroico, e precisa causar o sentimento de aventura que seus personagens passaram e ainda passarão. Algo como Christopher Nolan fez no twist cafona de Dunkirk, com a chegada triunfal dos soldados “refugiados”, e até mesmo como algo que Spielberg fez ao fim de Ponte dos Espiões, onde todos leem sobre o acanhado personagem de Hanks. 

A tensão de Katharine é sufocada por um roteiro que a acessa oportunamente, desenhando a sensação de vítima que não sustenta as complexidades das ações. O anúncio de Bradlee (Hanks) sobre às complicações judiciais, a sequência do tribunal e a seguinte da revelação, evocam um suspense meio bobo: a emoção curta de Streep, a estagiária em sua defesa no julgamento e os dois telefonemas que custam a fazer o anúncio. Essa montagem que, de repente, opta por acelerar, põe em dúvida um acabamento que não permitiu elaboração ou revisão de seu ritmo. 

Não duvido do poder desses acontecimentos, mas Spielberg vende como uma propaganda rápida, frágil. É feliz que seja sobre a liberdade de imprensa, e que isso faça da história uma temática instigante de acompanhar pelos capítulos. A sequência da publicação transforma o maquinário de impressão em super-heroí, e os jornalistas em soldados, numa guerra contra a censura. É essa a ideia grandiosa que é pincelada do modo mais ágil possível num filme que se debruçar no desenho de emoção do fato. 

O título “Directed by Steven Spielberg” surge como se fosse Star Wars. Vindo de outra “descoberta”, como quando Leia se vira em Rogue One, o corte rápido seguido de uma trilha que poderia estar em qualquer ação da Marvel, faz lembrar que Spielberg ama a forma como conta suas histórias. Uma forma que é quase que exclusiva de Hollywood, ao adotar a realidade à estética de travellings descritivos, roteiro "enérgico", trilha alta sempre cúmplice da recepção, frases “fortes” para fincar o filme como importante, e o atraente título de “grandioso”. Talvez, ao evitar o clima morno, The Post não quisesse ser Spotlight

Se feito distante dos holofotes da indústria bait, muito dificilmente esse seria seu clima. Mas a demanda da mesma indústria foi responsável por O Terminal, Prenda-me Se For Capaz, As Aventuras de Tintim, etc. - exemplos de ficções em ambientes “modernos” onde  toda essa energia de “fazer cinema” combina com o tom de ação, com a sensação da aventura dramática; são filmes que entendem seus tempos de digestão.

The Post, ainda assim, é um filme que encontra substância no “tema de background”: a esperança da informação, o futuro do jornalismo, essas coisas que a gente sempre volta a falar quando crescem as pressões externas. É lindo comprar a história de um jornal que decidiu arriscar a própria existência por um compromisso social (a gente até esquece que também foi um decisão financeira; aquela velha história do jornal que enriquece com escândalos). 

Num parâmetro inverso, é como os ávidos contra a corrupção parcial se acomodarem com um Polícia Federal: a Lei é para Todos porque ele narra um heroísmo almejado. The Post fala sobre um mundo com medo de Trump, um Brasil coagido por Temer, uma Coreia do Norte acanhada ao desespero - e claro, precisamos falar, denunciar, debater, nem que esteja no cinema como um serviço. 

Não há qualquer problema com isso. Nunca foi segredo que filmes são documentos de seus tempos, mas a recepção pode ser ainda mais documental. Se hoje não temos mais paciência para filmes que apresentem mulheres como objetos ou utensílios masculinos, isso diz especificamente sobre nossas mudanças. A presença de Katharine, a exemplo, é esboçada sobre a pressão de ser mulher na década de 70: sua chegada e omissão na reunião, e até mesmo quando a personagem de Sarah Paulson reduz o desafio de Bradlee para enaltecer a bravura que realmente importa na história.

São intensões que poderiam ser emocionantes se The Post não fosse uma encomenda.

COMENTÁRIOS

GOOGLE

/fa-newspaper-o/ Últimas Críticas$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0$show=post

Nome

#40Mostra,1,#AmericanCrimeStory #StrangerThings #Atlanta #ThisIsUs #Westworld,1,#Artigo,41,#Cinema,109,#Critica,165,#Crítica,227,#Critica #Resenha,6,#CríticaCinema,9,#Curtas,6,#Entrevista,5,#estreias,5,#Evento,18,#GameOfThrones,2,#harrypotter,8,#HillaryMaciel,7,#Matéria,30,#Matérias,25,#Mostra,1,#MozartInTheJungle,1,#Notícia,127,#Notícias,42,#Opinião,1,#Piloto,18,#Piloto #Critica,1,#Podcast,19,#Reign #TheWhiteQueen #TheTudors #Victoria #TheCrown,1,#Repensando,1,#Resenha,98,#Resenhas,84,#Rush,1,#Scorsese,1,#série #Temporada,4,#Séries,15,#StarTrek,21,#Taxi Driver,1,#Temporada,4,#Temporadas,1,#TheBigBangTheory,1,#YoungSheldon,1,10 Anos Depois,3,13ReasonsWhy,1,1950,1,1968,1,1991,1,2001,1,2004,1,2006,1,2008,1,2009,2,2011,1,2012,1,2013,5,2014,3,2015,15,2016,14,2017,11,40MostraSP,1,A Cura,1,A Cura Mortal,1,A Esperança,1,A Forma da Água,1,A Viagem de Chihiro,1,Aardman,1,Abderrahmane Sissako,1,Ação,22,Alain Guiraudie,1,Alan Rickman,2,Alec Baldwin,1,Alejandro G. Iñárritu,3,Alex Garland,2,Alfonso Cuarón,1,Alicia Vikander,1,Alien,1,Amazon,2,Amy Adams,3,Ana Karla Araujo,43,Ana Nathália,16,Ana Nathália Barroso,15,Andrew Garfield,1,Ang Lee,1,Animação,19,Animais Fantásticos,2,Anjos da Noite,1,Anna Kendrick,1,Anna Muylaert,2,Anne Hathaway,3,Anthony Hopkins,1,Armie Hammer,1,Arthur Gadelha,118,Arthur S. Gadelha,207,Artigo,8,ArtigoCinema,28,ArtigoGames,1,ArtigoSerie,1,ArtigoSérie,2,Asa Butterfield,1,Assassin's Creed,1,Asterix,1,Ava DuVernay,1,Aventura,22,Barry Jenkins,1,BatesMotel,1,Batman,3,Beasts of No Nation,1,Becky G,1,Beijei Uma Garota,1,Ben Aflleck,1,benedict cumberbatc,1,Bennett Miller,1,Berlim,1,Bia Irineu,1,Bill Murray,1,Black Mirror,3,Blade Runner,2,Bollywood,1,Boneco de Neve,1,Bong Joon-Ho,1,Brad Bird,1,Brad Pitt,1,Brasil,7,Brie Larson,1,Bronson,1,Bryan Cranston,2,Bryan Singer,2,Caio Ary,3,Cálice de Fogo,1,Camareira,1,Camilo Cavalcante,1,Canadá,1,Canção Original,1,Cangaço,1,cannes,2,Cannes 2016,2,Cannes 2017,10,Carla Marinho,27,Carlos Saldanha,1,Cate Blanchett,2,CCXP,1,Charlie Kaufman,1,Charlize Theron,1,Chico Buarque,1,Chihiro,1,Chris Colfer,1,Chris Evans,1,Chris Hemsworth,3,Chris pratt,2,Christopher Nolan,6,Cinderela,1,Cinderella,1,Cine Ceará,3,CineCeara2016,3,Cinema,278,Cinema 2003,1,Cinema 2007,1,Cinema 2015,6,Cinema 2016,49,Cinema 2017,47,Cinema Alemão,1,CINEMA ATUAL,4,Cinema Brasileiro,28,Cinema Cearense,2,cinema clássico,1,Cinema Espanha,1,Cinema Francês,3,Cinema Italiano,2,Cinema Nacional,3,Cinema Novo,1,Cinema Português,1,Cinema2016,3,claradecastro,4,Clássico,1,Clint Eastwood,1,Cobertura,1,Colin Firth,1,comedia,6,Comédia,4,Comédia Dramática,2,comédia romântica,2,Convidado,1,Coringa,1,critica,26,Crítica,25,CriticaCinema,350,CríticaCinema,36,CriticaLivros,5,CríticaLivros,4,CriticaQuadrinhos,2,CriticaSerie,40,CríticaSéries,3,Curtas,3,Daisy Ridley,1,Dakota Johnson,1,Damien Chazelle,2,Daniel Brühl,1,Daniel Craig,1,Daniel Espinosa,1,Daniel Radcliffe,3,Danny Boyle,1,Darren Aronofsky,2,David Fincher,1,David Lowery,1,David Nogueira,5,David S. Goyer,1,DC,7,dc comics,3,Dean Israelite,1,Delano Amaral,7,Denis Villeneuve,2,Dennis Villenueve,3,Derek Cianfrance,1,Destaque,413,Diário,1,Diario de Bordo,2,Diego Silvestre,2,Dinamarca,1,Disney,11,Divertida Mente,1,Documentário,8,Domhnall Gleeson,1,Dona Flor e Seus Dois Maridos,2,Dory,1,Doutor Estranho,1,Drama,47,Dreamworks,2,Dumbledore,1,Dunkirk,1,Dwayne Johnson,1,Eddie Redmayne,2,Elizabeth Banks,1,em cartaz,20,Emilia Clarke,1,Emilly Guilherme,5,Emma Watson,1,EmmyAwards,1,Encontro de Blogueiros,2,Entrevista,2,Épico,1,ESPECIAIS,2,Especial de Natal,1,Especial Paul Thomas Anderson,3,Especial Star Wars,4,Espionagem,1,Esquadrão Suicida,2,Estrangeiro,1,Eu Tonya,1,Eva Green,1,Evento,3,EventoCinema,18,Eventos,1,ewan McGregor,2,Fabio Assunção,1,Fallen,1,Fantasia,1,Faroeste,1,featured,201,Fede Alvarez,1,Festival,6,Festival de Cinema,2,Festival de Gramado,1,Festival do Rio 2015,1,Festival SP,1,Festival Varilux 2016,3,Ficção Científica,23,Filme,3,França,5,Francês,2,Frances McDormand,1,Francis Ford Coppola,1,Francis Lawrence,1,Full House,1,FullerHouse,1,Gabriel Amora,159,Gabriela Queiroz,8,GaelGarciaBernal,1,Games,3,Gary Oldman,1,George A. Romero,1,george clooney,2,George Miller,1,George R.R. Martin,1,Gerard Damiano,18,Ghibli,2,Girlboss,1,Glauber Rocha,1,Glee,1,Globo de Ouro,1,Globo de Ouro 2013,1,Globo de Ouro 2014,1,Globo de Ouro 2016,3,Gore Verbinsk,2,Greta Gerwig,1,Guilherme Fontes,1,Guillermo Del Toro,5,Gus Van Sant,1,Gustavo Nery,53,Halder Gomes,1,Hans Zimmer,1,Harrison Ford,1,Harry Potter,6,Hayao Miyazaki,1,Helena Bonham Carter,2,Hillary Maciel,47,Hitch,1,Homem aranha,2,horror,3,House of Cards,1,hq,1,Hugh Jackman,7,Hugo Weaving,1,Hunger Games,1,Ian SBF,1,Illumination,2,Ingrid Guimarães,1,Inside Out,1,Interestelar,1,Ira Sachs,1,Isabella Dantas,1,J.J Abrams,2,J.K. Rowling,2,Jacob Tremblay,1,Jake Gyllenhall,1,James Bobin,1,james cameron,1,James Corden,1,James Foley,1,James Franco,2,James Gray,2,James Gunn,3,James Mangold,1,James McAvoy,1,james wan,2,Jamie Dornan,1,Jamie McGuire,1,Janelle Monáe,1,Japão,2,Jared Leto,2,Jennifer Lawrence,3,Jeremy Renner,1,Jessica Chastain,1,João Miguel,1,joaquin phoenix,3,Joe Wright,1,Joeph Fiennes,1,Jogos Vorazes,1,John Musker,1,Johnny Depp,3,JojoMoyes,2,Jon Favreau,1,Jordan Peele,1,José Aldo,1,Joseph Gordon-Levitt,1,Josh Gad,1,Josh Hutcherson,1,Joss Whedon,2,JudeLaw,1,Juliana Paes,2,Julianne Moore,2,Justin Timberlake,1,juvenil,1,Kamilla Medeiros,1,Karla Holanda,1,Kate Winslet,1,Ken Loach,1,Kenneth Branagh,1,Kevin Spacey,1,kevinalencar,14,Kingsman,2,Kiyoshi Kurosawa,1,Klebér Mendonça Filho,1,Kornél Mundruczó,1,Kristen Wiig,1,Lady Bird,1,Lady Gaga,1,Lampião,1,Lançamento,1,Laurie Metcalf,1,Lea Michele,1,Léa Seydoux,1,Lenny Abrahamson,1,Leonard Nimoy,11,Leonardo Dicaprio,1,Letícia Belo,22,Letícia Costa,1,Leyla Bouzid,1,Liam Hemsworth,1,Liga da Justiça,1,lista,4,Livros,95,Livros Destaque,14,Livros Literatura,38,Livrosk Destaque,11,Locados,4,Love,1,Luc Besson,1,lucas jansen,8,Lucas Veiga,8,Lúcida,1,Lucy Latorre,1,Luz Entre Oceanos,1,Lynne Ramsay,1,M. Night Shyamalan,2,Mahershala Ali,1,Marcelo Caetano,1,Marcelo Gomes,1,Marcelo Mesquita,1,Margot Robbie,2,Marion Cotillard,3,Mark Rylance,1,mark wahlberg,4,Martin Scorsese,3,marvel,21,MateriaCinema,13,MatériaCinema,6,MateriaFilmes,1,MateriaLivros,13,MatériaQuadrinhos,1,Matérias,4,MatériaSérie,4,MateriaSeries,6,Matt Damon,1,Matthew McConaughey,2,Matthew Vaughn,2,Mauricio de souza,1,Maze Runner,1,Me Chame Pelo Seu Nome,1,Melhor Animação,1,Melhores do Ano,1,Meryl Streep,2,Meu Malvado Favorito,1,Mia Wasikowska,1,michael bay,2,Michael Fassbender,6,michael giacchino,3,Michael Haneke,1,Michael Keaton,3,MidSeason,1,Mike Cahill,1,Minions,1,Minisseries,4,Miyazaki,1,Moana,1,Mogli,1,Moonlight,1,Mr. Robot,1,Mulher Maravilha,1,Nancy Meyers,1,Naomie Harris,1,Narcos,1,Natália Coelho,101,Natalie Portman,1,Nemo,1,Netflix,48,Nick Park,1,Noémie Saglio,1,NoticiaCinema,92,NotíciaCinema,12,NotíciaGames,1,NoticiaLivros,26,NotíciaLivros,15,NoticiaSerie,11,NoticiaSeries,4,O Povo,2,O Povo Online,1,Obelix,1,OITNB,1,Opinião,1,Orange is the New Black,1,Ordem da Fênix,1,ORegresso,1,Os Últimos Cangaceiros,1,oscar,2,Oscar 2013,1,Oscar 2014,1,oscar 2015,10,Oscar 2016,16,Oscar 2017,10,Oscar 2018,15,Oscar Isaac,2,Oscar2016,22,Pablo Larrain,1,Pantera Negra,1,Paratodos,1,Park Chan-Wook,1,Paul W.S. Anderson,1,Paulo Gustavo,1,Pedro Pascal,1,Perdido em Marte,1,Pernambuco,1,pesquisa,1,Pete Docter,1,Pete Travis,1,Peter Jackson,2,Peter Sohn,1,Petra Costa,1,Pets,1,Pica-Pau,1,Piloto,1,Pio Marmai,1,Pipoca e Nanquim,1,Pixar,4,planeta dos macacos,2,Podcast,2,Poderoso Chefão,1,Porta dos Fundos,1,Portugal,1,Pottermore,1,Power Rangers,1,Premiação,1,Primeira Sessão,4,Prisioneiro de Azkaban,1,Procurando Dory,1,Quadrinhos,3,Quarto Ato,3,Quentin Tarantino,1,Rachel Weisz,1,Ralph Fiennes,1,Record,1,Reese Whiterspoon,1,Reis&Rainhas,1,Relíquias da Morte,1,renato aragão,1,Repensando,10,ResenhaFilme,1,ResenhaSerie,45,ResenhasLivros,54,Richard Linklater,1,Ridley Scott,7,Rihanna,1,RioMar,1,road movie,1,Robert De Niro,2,Robert Downey Jr.,3,Robin Wright,1,Rodrigo Gadelha,1,Rogue One,1,Romance,4,Ron Clements,1,Ron Howard,1,Rooney Mara,1,Rose Byrnes,1,Ruby Barnhill,1,Rupert Grint,1,Rush,1,Ryan Gosling,1,Ryan Murphy,1,Sabrina Rolim,1,Sacha Baron Cohen,1,Sally Hawkings,1,Sam Claffin,1,Sam Mendes,1,Sam Raimi,2,Samuel Jackson,2,sandra bullock,1,São Paulo,1,Saoirse Ronan,1,Sarah Pulson,1,Scarlett Johansson,2,Sean Baker,1,Selton Mello,2,Sense8,1,Serie,41,Série,2,Series,56,Séries,21,Sérvia,1,SessaoCurtas,3,ShondaRhimes,1,Silence,1,Silêncio,1,Spiderman,1,spike jonze,2,Stanley Tucci,1,Star Wars,5,Stefan Ruzowitzky,1,stephen king,4,Steve Carell,1,Steven Spielberg,4,Stranger Things,1,Super-Herói,4,Superman,2,Suspense,9,Televisão,1,Terrence Malick,2,Terror,9,Thaila Ayala,1,The Post,1,Thea Sharrock,1,Thiago Mendonça,1,ThisIsUs,1,Thor,1,Tim Burton,6,Timothy Omundson,1,Todd Haynes,2,Tom Ford,1,Tom Hanks,3,Tom Hardy,3,Tom Holland,1,Tomorrowland,1,Touro Ferdinando,1,Transformers,2,Três Anúncios Para um Crime,1,Trolls,1,Tropa de Elite,1,TV,2,Um Senhor Estagiário,1,Universitário,1,Valerian,1,Varilux,3,Varilux 2017,4,Velozes e Furiosos,1,Vin Diesel,1,Vinicius Coimbra,1,vitoria salviano,12,Wagner Moura,1,Wally Pfister,1,Walt Disney,2,Warner,1,Wes Anderson,1,Wes Ball,1,western,1,Will Ferrell,1,Will Smith,1,Wolney Oliveira,1,Woody Allen,3,Xavier Dolan,2,Zack Snyder,6,Zendaya,1,
ltr
item
Quarto Ato: O Heroísmo Fast-Food de Steven Spielberg
O Heroísmo Fast-Food de Steven Spielberg
Concorrendo à duas estatuetas do Oscar 2018, "The Post" é piloto automático de Hollywood
http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/11/thepost.jpg
Quarto Ato
http://www.quartoato.com/2018/02/o-heroismo-fast-food-de-steven-spielberg.html
http://www.quartoato.com/
http://www.quartoato.com/
http://www.quartoato.com/2018/02/o-heroismo-fast-food-de-steven-spielberg.html
true
1766168042906640467
UTF-8
Carregando Todos Textos Não encontramos publicações VEJA MAIS LEIA MAIS Responda Cancelar Resposta Delete por Início Páginas Publicações Veja tudo RECOMENDADOR PARA VOCÊ Pesquisa ARQUIVO PESQUISE NO QUARTO ATO Todas as Publicações Não encontramos publicações :( Voltar para o Início Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora há pouco 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 meses atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy