$type=slider$show=home$snippet=hide$comment=hide$label=hide

$type=carousel$sn=0$cols=4$va=0$count=8$show=home

As Boas Maneiras (2018) | O horror não é emprestado, é nosso

“Dorme no chão, dorme no feno, dorme cavalinho, aproveita que é pequeno”. 

Em uma de suas mais interessantes publicações, em 1979, o crítico belgo-brasileiro Jean Claude-Bernardet fala da dificuldade do público brasileiro de receber qualquer sentimento “estranho” das obras nacionais. Quando essa estranheza era importada da Europa, nas mãos de Fellini, Bergman ou Resnais, a aceitação era elitizada, e o mesmo encontrava empecilhos quando o artista brasileiro ousava desandar as normas do que era “permitido” produzir. Nos últimos 50 anos, essa situação talvez só tenha mudado de mão pela ascensão da indústria norte-americana, e é nesse cenário que As Boas Maneiras emociona por ser genuinamente brasileiro. 

Crítica: As Boas Maneiras (2018)

O horror não é emprestado, é nosso


Seria fácil reduzir esta obra à história de uma mulher grávida de um lobisomem (um spoiler estrategicamente anunciado pela publicidade). Ao abraçar com muito amor tudo o que seria facilmente escondido, o que Juliana Rojas e Marcos Dutra alcançam dentro desse storyline é uma obra incapaz de incitar o medo pelo susto, ou pelo lugar-comum programado - algo que você encontra nesses “terrores” importados dos mais pífios aos mais interessantes. O segredo é outro. O desconforto que tanto acusaria a dependência externa da plateia diante o cinema brasileiro durante o século XX é retomado pela angústia do que é possível ver dentro de uma produção bairrista. 

Quando o sigiloso personagem “principal” de As Boas Maneiras surge numa reviravolta que causaria inveja até mesmo a Hitchcock, há um medo indescritível. “Isso está acontecendo no cinema brasileiro” - era a única frase que eu conseguia repetir em minha mente. A partir desse momento, Rojas e Dutra embarcam numa aventura tão única quanto perturbadora, e as intenções se instalam de modo tão envolvente que até mesmo as questões mais importantes da obra são colocadas em ponderação. 

Afinal, um espectador minimamente atento percebe que o filme está falando do Brasil, mas talvez não detecte com precisão as conexões entrelaçadas de seus temas. Embora todas as referências possíveis do que há lá fora, que alcançam até o espírito Spielberg da Nova Hollywood, a obra-prima que há em As Boas Maneiras é um mérito da nossa história. Até mesmo o mitológico lobisomem é evocado como se fosse exclusivo ao folclore brasileiro; por isso há um viés da religião que pregou as divisões desde a colonização - tanto na insistência da vizinha, quanto no desespero coletivo de que há um monstro escondido na periferia do outro lado da ponte. 

A superpovoada São Paulo cantada em Sinfonia da Necrópole (2014), de Rojas, aqui é evocada como uma cidade explicitamente gótica, dividida e amedrontadora em um de seus lados. A cidade quadrinista é vista pelo apartamento de Ana que está intocável muito acima da rua. Sua proprietária branca não expressa qualquer apego elitista ou racial, e lá pode sofrer sozinha sobre a ausência da família, ou qualquer outra indigestão de sua existência. Mas justamente pela gravidez em questão é que Ana é julgada socialmente, assim como pode ter sido costume na vida de Clara, a empregada que só é contratada por ter sido treinada pela própria vida a sempre agir - Ana precisava de segurança.

Essa história vai alcançando com muita dedicação discussões que já seriam rentáveis se terminassem por ali. Mas Rojas e Dutra sabem que precisam contribuir muito mais aos pensamentos que podem ser excitados, e estendem uma pequena fábula de horror a uma jornada pelo tempo. Há a construção de três protagonistas, e seria até simples se um deles pelo menos existisse no nosso referencial cultural. As Boas Maneiras entende até o fim que está contando algo novo, e que precisa assumir o desafio assustador de construir uma relação verossímil na “segunda” parte de sua história. 

A consciência de maternidade sob as perspectivas sócio-racial e sexual é de uma honestidade implacável. É difícil digerir como se instalam as conversas sobre os limites da criação, da marginalização e da sombra da ignorância. Não importa se ali ninguém entende de onde veio Joel, a consciência social vai julgá-lo à maneira mais óbvia de seus preceitos, e é aí que a proteção de Clara transcende qualquer racionalidade. O que me fez chorar no cinema foi perceber que o menino-lobisomem é também o Guri escrito por Chico Buarque e evocado por Elza Soares, a voz que conta a história do Brasil - e isso é apenas uma das várias leituras que são proporcionadas pelo tom parabólico que se veste de horror e realidade.

É lindo perceber todas as fronteiras escancaradas por Rojas, Dutra e toda sua equipe técnica, para que isso fosse capaz de acontecer. Há coragem no parto de Ana para servir eternamente de combustível imagético, e em toda a insistência de mostrar que isso tudo é muito real. As limitações tecnológicas são contornadas pela mesma sacada que Spielberg teve na década de 90 para trazer os dinossauros mais críveis que qualquer objeto digital concebido nos dias de hoje. Há coragem na estrutura, no grafismo, nos temas, e principalmente na roupagem de seus gêneros. 

Para quem conhece a dupla, não é surpresa que, de repente, o “terror brasileiro” que estão vendendo se transforme numa comédia, ou num musical que surge tão tímido como Christophe Honoré fez em “Em Paris” (2006), antes de se debruçar nas cantorias dos filmes seguintes. Tudo isso consegue transformar um balde de referências e inspirações na abertura de uma futura consistência do cinema de gênero brasileiro. Não é mostrar que podemos pegar essa garra emprestada com os “americanos”, é mostrar que isso também nos pertence. 

As Boas Maneiras quer perturbar o que a gente conhece, e é isso que o faz ser gigante. Não há como ter qualquer certeza sobre o destino dessa história, fazendo com que sua narrativa cause uma aflição constante até mesmo quando resolve se despedir. A última sequência, apesar da motivação simplificada, eleva todos os sentimentos e contradições remexidos até ali, e encerra a saga com um horror que reforma sua gênese. Dentro e fora da tela, afinal, essa é uma grande história de resistência.

COMENTÁRIOS

GOOGLE

/fa-newspaper-o/ Últimas Críticas$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0$show=post

Nome

#40Mostra,1,#AmericanCrimeStory #StrangerThings #Atlanta #ThisIsUs #Westworld,1,#Artigo,43,#Cinema,112,#Critica,180,#Crítica,230,#Critica #Resenha,7,#CríticaCinema,11,#Curtas,7,#Entrevista,5,#estreias,5,#Evento,18,#GameOfThrones,2,#harrypotter,8,#HillaryMaciel,7,#Matéria,30,#Matérias,25,#Mostra,1,#MozartInTheJungle,1,#Notícia,131,#Notícias,43,#Opinião,1,#Piloto,18,#Piloto #Critica,1,#Podcast,19,#Reign #TheWhiteQueen #TheTudors #Victoria #TheCrown,1,#Repensando,2,#Resenha,97,#Resenhas,83,#Rush,1,#Scorsese,1,#série #Temporada,4,#Séries,15,#StarTrek,21,#Taxi Driver,1,#Temporada,4,#Temporadas,1,#TheBigBangTheory,1,#YoungSheldon,1,10 Anos Depois,3,13ReasonsWhy,1,1950,1,1968,1,1991,1,2001,1,2004,1,2006,1,2008,1,2009,2,2011,1,2012,1,2013,5,2014,3,2015,15,2016,14,2017,11,2018,1,40MostraSP,1,A Cura,1,A Cura Mortal,1,A Esperança,1,A Forma da Água,1,A Viagem de Chihiro,1,Aardman,1,Abderrahmane Sissako,1,Ação,24,Alain Guiraudie,1,Alan Rickman,2,Alec Baldwin,1,Alejandro G. Iñárritu,3,Alex Garland,2,Alfonso Cuarón,1,Alicia Vikander,1,Alien,1,Amazon,2,Amy Adams,3,Ana Karla Araujo,43,Ana Nathália,16,Ana Nathália Barroso,15,Andrew Garfield,1,Ang Lee,1,Animação,19,Animais Fantásticos,2,Anjos da Noite,1,Anna Kendrick,1,Anna Muylaert,2,Anne Hathaway,3,Anthony Hopkins,1,Armie Hammer,1,Arthur Gadelha,122,Arthur S. Gadelha,211,Artigo,8,ArtigoCinema,29,ArtigoGames,1,ArtigoSerie,2,ArtigoSérie,2,Asa Butterfield,1,Assassin's Creed,1,Asterix,1,Ava DuVernay,1,Aventura,22,Barry Jenkins,1,BatesMotel,1,Batman,3,Beasts of No Nation,1,Becky G,1,Beijei Uma Garota,1,Ben Aflleck,1,benedict cumberbatc,1,Bennett Miller,1,Berlim,1,Bia Irineu,2,Bill Murray,1,Black Mirror,3,Blade Runner,2,Bollywood,1,Boneco de Neve,1,Bong Joon-Ho,1,Brad Bird,1,Brad Pitt,1,Brasil,7,Brie Larson,1,Bronson,1,bruce willis,1,Bryan Cranston,2,Bryan Singer,2,Caio Ary,3,Cálice de Fogo,1,Camareira,1,Camilo Cavalcante,1,Canadá,1,Canção Original,1,Cangaço,1,cannes,2,Cannes 2016,2,Cannes 2017,10,Carla Marinho,27,Carlos Saldanha,1,Cate Blanchett,2,CCXP,1,Charlie Kaufman,1,Charlize Theron,1,Chico Buarque,1,Chihiro,1,Chris Colfer,1,Chris Evans,1,Chris Hemsworth,3,Chris pratt,3,Christopher Nolan,6,Cinderela,1,Cinderella,1,Cine Ceará,4,CineCeara2016,3,Cinema,286,Cinema 2003,1,Cinema 2007,1,Cinema 2015,6,Cinema 2016,49,Cinema 2017,47,Cinema 2018,1,Cinema Alemão,1,CINEMA ATUAL,4,Cinema Brasileiro,31,Cinema Cearense,2,cinema clássico,1,Cinema Espanha,1,Cinema Francês,3,Cinema Italiano,2,Cinema Nacional,3,Cinema Novo,1,Cinema Português,1,Cinema2016,3,claradecastro,4,Clássico,1,Clint Eastwood,1,Cobertura,1,Colin Firth,1,comedia,7,Comédia,5,Comédia Dramática,2,comédia romântica,2,Convidado,1,Coringa,1,critica,27,Crítica,25,CriticaCinema,365,CríticaCinema,37,CriticaLivros,5,CríticaLivros,4,CriticaQuadrinhos,3,CriticaSerie,40,CríticaSéries,3,Curtas,3,Daisy Ridley,1,Dakota Johnson,1,Damien Chazelle,2,Daniel Brühl,1,Daniel Craig,1,Daniel Espinosa,1,Daniel Radcliffe,3,Danny Boyle,1,Darren Aronofsky,2,David Fincher,1,David Lowery,1,David Nogueira,5,David S. Goyer,1,DC,7,dc comics,3,Dean Israelite,1,Delano Amaral,10,Denis Villeneuve,2,Dennis Villenueve,3,Derek Cianfrance,1,Destaque,434,Diário,1,Diario de Bordo,2,Diego Silvestre,2,Dinamarca,1,Disney,12,Divertida Mente,1,Documentário,8,Domhnall Gleeson,1,Dona Flor e Seus Dois Maridos,2,Dory,1,Doutor Estranho,1,Drama,48,Dreamworks,2,Dumbledore,1,Dunkirk,1,Dwayne Johnson,1,Eddie Redmayne,2,Elizabeth Banks,1,em cartaz,21,Emilia Clarke,1,Emilly Guilherme,5,Emma Watson,1,EmmyAwards,1,Encontro de Blogueiros,2,Entrevista,2,Épico,1,ESPECIAIS,2,Especial de Natal,1,Especial Paul Thomas Anderson,3,Especial Star Wars,4,Espionagem,1,Esquadrão Suicida,2,Estrangeiro,1,Eu Tonya,1,Eva Green,2,Evento,3,EventoCinema,18,Eventos,1,ewan McGregor,2,Fabio Assunção,1,Fallen,1,Fantasia,1,Faroeste,1,featured,204,Fede Alvarez,1,Festival,7,Festival de Cinema,3,Festival de Gramado,1,Festival do Rio 2015,1,Festival SP,1,Festival Varilux 2016,3,Ficção Científica,23,Filme,4,França,5,Francês,2,Frances McDormand,1,Francis Ford Coppola,1,Francis Lawrence,1,Full House,1,FullerHouse,1,Gabriel Amora,167,Gabriela Queiroz,8,GaelGarciaBernal,1,Games,3,Gary Oldman,1,George A. Romero,1,george clooney,2,George Miller,1,George R.R. Martin,1,Gerard Damiano,18,Ghibli,2,Gillian Jacobs,1,Girlboss,1,Glauber Rocha,1,Glee,1,Globo de Ouro,1,Globo de Ouro 2013,1,Globo de Ouro 2014,1,Globo de Ouro 2016,3,Gore Verbinsk,2,Greta Gerwig,1,Guilherme Fontes,1,Guillermo Del Toro,5,Gus Van Sant,1,Gustavo Nery,54,Halder Gomes,1,Hans Zimmer,1,Harrison Ford,1,Harry Potter,6,Hayao Miyazaki,1,Helena Bonham Carter,2,Hillary Maciel,47,Hitch,1,Homem aranha,2,horror,3,House of Cards,1,hq,1,Hugh Jackman,7,Hugo Weaving,1,Hunger Games,1,Ian SBF,1,Illumination,2,Ingrid Guimarães,1,Inside Out,1,Interestelar,1,Ira Sachs,1,Isabella Dantas,1,J.J Abrams,2,J.K. Rowling,2,Jacob Tremblay,1,Jake Gyllenhall,1,James Bobin,1,james cameron,1,James Corden,1,James Foley,1,James Franco,2,James Gray,2,James Gunn,3,James Mangold,1,James McAvoy,1,james wan,2,Jamie Dornan,1,Jamie McGuire,1,Janelle Monáe,1,Japão,2,Jared Leto,2,Jennifer Lawrence,3,Jeremy Renner,1,Jessica Chastain,1,Jim Starlin,1,João Miguel,1,joaquin phoenix,3,Joe Wright,1,Joeph Fiennes,1,Jogos Vorazes,1,John Musker,1,Johnny Depp,3,JojoMoyes,2,Jon Favreau,1,Jordan Peele,1,José Aldo,1,Joseph Gordon-Levitt,1,Josh Gad,1,Josh Hutcherson,1,Joss Whedon,2,JudeLaw,1,Juliana Paes,2,Julianne Moore,2,jurassic park,1,Justin Timberlake,1,juvenil,1,Kamilla Medeiros,1,Karla Holanda,1,Kate Winslet,1,Ken Loach,1,Kenneth Branagh,1,Kevin Spacey,1,kevinalencar,14,Kingsman,2,Kiyoshi Kurosawa,1,Klebér Mendonça Filho,1,Kornél Mundruczó,1,Kristen Wiig,1,Lady Bird,1,Lady Gaga,1,Lampião,1,Lançamento,1,Laurie Metcalf,1,Lea Michele,1,Léa Seydoux,1,Lenny Abrahamson,1,Leonard Nimoy,11,Leonardo Dicaprio,1,Letícia Belo,22,Letícia Costa,1,Leyla Bouzid,1,Liam Hemsworth,1,Liga da Justiça,1,lista,4,Livros,97,Livros Destaque,14,Livros Literatura,38,Livrosk Destaque,11,Locados,4,Love,1,Luc Besson,1,lucas jansen,8,lucas muniz,1,Lucas Veiga,8,Lúcida,1,Lucy Latorre,1,luke muniz,1,Luz Entre Oceanos,1,Lynne Ramsay,1,M. Night Shyamalan,2,Mahershala Ali,1,Marcelo Caetano,1,Marcelo Gomes,1,Marcelo Mesquita,1,Margot Robbie,2,Marion Cotillard,3,Mark Rylance,1,mark wahlberg,4,Martin Scorsese,3,marvel,25,MateriaCinema,13,MatériaCinema,6,MateriaFilmes,1,MateriaLivros,13,MatériaQuadrinhos,1,Matérias,4,MatériaSérie,4,MateriaSeries,6,Matt Damon,1,Matthew McConaughey,2,Matthew Vaughn,2,Mauricio de souza,1,Maze Runner,1,Me Chame Pelo Seu Nome,1,Melhor Animação,1,Melhores do Ano,1,Meryl Streep,2,Meu Malvado Favorito,1,Mia Wasikowska,1,michael bay,2,Michael Fassbender,6,michael giacchino,3,Michael Haneke,1,Michael Keaton,3,MidSeason,1,Mike Cahill,1,Minions,1,Minisseries,4,Miyazaki,1,Moana,1,Mogli,1,Moonlight,1,Mr. Robot,1,Mulher Maravilha,1,Nancy Meyers,1,Naomie Harris,1,Narcos,1,Natália Coelho,102,Natalie Portman,1,Nemo,1,Netflix,50,Nick Park,3,Noémie Saglio,1,NoticiaCinema,96,NotíciaCinema,13,NotíciaGames,1,NoticiaLivros,27,NotíciaLivros,16,NoticiaSerie,11,NoticiaSeries,4,O Povo,2,O Povo Online,1,Obelix,1,OITNB,1,Opinião,1,Orange is the New Black,1,Ordem da Fênix,1,ORegresso,1,Os Últimos Cangaceiros,1,oscar,2,Oscar 2013,1,Oscar 2014,1,oscar 2015,10,Oscar 2016,16,Oscar 2017,10,Oscar 2018,15,Oscar Isaac,2,Oscar2016,22,Pablo Larrain,1,Pantera Negra,1,Paratodos,1,Park Chan-Wook,1,Paul W.S. Anderson,1,Paulo Gustavo,1,Pedro Pascal,1,Perdido em Marte,1,Pernambuco,1,pesquisa,1,Pete Docter,1,Pete Travis,1,Peter Jackson,2,Peter Sohn,1,Petra Costa,1,Pets,1,Pica-Pau,1,Piloto,1,Pio Marmai,1,Pipoca e Nanquim,1,Pixar,4,planeta dos macacos,2,Podcast,2,Poderoso Chefão,1,Porta dos Fundos,1,Portugal,1,Pottermore,1,Power Rangers,1,Premiação,1,Primeira Sessão,4,Prisioneiro de Azkaban,1,Procurando Dory,1,Quadrinhos,3,Quarto Ato,3,Quentin Tarantino,1,Rachel Weisz,1,Ralph Fiennes,1,Record,1,Reese Whiterspoon,1,Reis&Rainhas,1,Relíquias da Morte,1,renato aragão,1,Repensando,10,ResenhaFilme,1,ResenhaSerie,45,ResenhasLivros,53,Richard Linklater,1,Richard Madden,1,Ridley Scott,8,Rihanna,1,RioMar,1,road movie,1,Robert De Niro,2,Robert Downey Jr.,4,Robin Wright,1,Rodrigo Gadelha,1,Rogue One,1,Roman Polanski,1,Romance,4,Ron Clements,1,Ron Howard,2,Rooney Mara,1,Rose Byrnes,1,Ruby Barnhill,1,Rupert Grint,1,Rush,1,Ryan Gosling,1,Ryan Murphy,1,ryan reynolds,1,Sabrina Rolim,1,Sacha Baron Cohen,1,Sally Hawkings,1,Sam Claffin,1,Sam Mendes,1,Sam Raimi,2,Samuel Jackson,2,sandra bullock,1,São Paulo,1,Saoirse Ronan,1,Sarah Pulson,1,Scarlett Johansson,2,Sean Baker,1,Selton Mello,2,Sense8,1,Serie,42,Série,2,Series,57,Séries,21,Sérvia,1,SessaoCurtas,5,ShondaRhimes,1,Silence,1,Silêncio,1,Spiderman,1,spike jonze,2,Stanley Tucci,1,Star Wars,6,Stefan Ruzowitzky,1,stephen king,4,Steve Carell,1,Steven Spielberg,5,Stranger Things,1,Super-Herói,4,Superman,2,Suspense,11,Televisão,1,Terrence Malick,2,Terror,9,Thaila Ayala,1,The Post,1,Thea Sharrock,1,Thiago Mendonça,1,ThisIsUs,1,Thor,1,Tim Burton,6,Timothy Omundson,1,Todd Haynes,2,Tom Ford,1,Tom Hanks,3,Tom Hardy,3,Tom Holland,1,Tomorrowland,1,Touro Ferdinando,1,Transformers,2,Três Anúncios Para um Crime,1,Trolls,1,Tropa de Elite,1,TV,2,Um Senhor Estagiário,1,Universitário,1,Valerian,1,Varilux,3,Varilux 2017,4,Velozes e Furiosos,1,Vin Diesel,1,Vinicius Coimbra,1,vitoria salviano,12,Wagner Moura,1,Wally Pfister,1,Walt Disney,2,Warner,1,Wes Anderson,1,Wes Ball,1,western,1,Will Ferrell,1,Will Smith,1,Wolney Oliveira,1,Woody Allen,3,Xavier Dolan,2,Zack Snyder,6,Zendaya,1,
ltr
item
Quarto Ato: As Boas Maneiras (2018) | O horror não é emprestado, é nosso
As Boas Maneiras (2018) | O horror não é emprestado, é nosso
As Boas Maneiras quer perturbar o que a gente conhece, e é isso que o faz ser gigante
https://3.bp.blogspot.com/-XvHtJAPbdho/Wx81__8T0tI/AAAAAAAAfzA/WX1kiyZjUJcm9Fcir8yKFRiDD0wlROV8wCLcBGAs/s640/as-boas-maneiras3.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-XvHtJAPbdho/Wx81__8T0tI/AAAAAAAAfzA/WX1kiyZjUJcm9Fcir8yKFRiDD0wlROV8wCLcBGAs/s72-c/as-boas-maneiras3.jpg
Quarto Ato
http://www.quartoato.com/2018/06/as-boas-maneiras-2018-o-horror-nao-e.html
http://www.quartoato.com/
http://www.quartoato.com/
http://www.quartoato.com/2018/06/as-boas-maneiras-2018-o-horror-nao-e.html
true
1766168042906640467
UTF-8
Carregando Todos Textos Não encontramos publicações VEJA MAIS LEIA MAIS Responda Cancelar Resposta Delete por Início Páginas Publicações Veja tudo RECOMENDADOR PARA VOCÊ Pesquisa ARQUIVO PESQUISE NO QUARTO ATO Todas as Publicações Não encontramos publicações :( Voltar para o Início Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora há pouco 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 meses atrás Seguidores Siga THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy